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ELEMENTOS DE MÁQUINAS II U1 - SEÇÃO 3 U1 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

1) Quando o projeto de um conjunto de engrenagens cônicas está sendo realizado, é importante verificar alguns parâmetros que envolvem o módulo de proporcionalidade do pinhão, conhecido como Cpm e este módulo, por sua vez, é pode ser determinado em relação a condição de montagem do pinhão em relação aos mancais através de algumas distâncias definas por S e que podem ser visualizadas na Figura a seguir.

BUDYNAS, Richard G.; NISBETH, J. Keith. Elementos de Máquinas de Shigley-10ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.

Figura: Representação das distâncias entre mancais e a engrenagem cônica para determinação do módulo Cpm.


Para a configuração do pinhão montado entre mancais em que a linha de centro que representa a face da engrenagem se distancie da linha de centro de um dos mancais em 0,95 m e que as linhas de centro dos mancais (S) apresentam distância de 1,6 m, assinale a alternativa que contenha o valor correto do módulo de proporcionalidade do pinhão Cpm considerando que este é determinado pelas relações de que Cpm = 1 se S1/S<0,175 ou Cpm = 1,1 se S1/S>OU IGUAL 0,175.
Escolha uma:

2) Um par de engrenagens previamente projetadas e que precisam ser verificadas quanto a resistência ao desgaste apresenta material aço AISI 1020 laminado com EP = 210 GPa, tensão de escoamento de 201 MPa, dentes fresados que apresentam fator de velocidade Kv = 2, face de 0,04 m, módulo igual a 4, a engrenagem menor apresenta 20 dentes e a maior 40 dentes, com ângulo de pressão de 60° (cos60° = 0,5), velocidade de 150 RPM, diâmetro primitivo de 0,010 m, carga tangencial de 2.100 N, fator de forma de Lewis (Y) aproximadamente igual a 0,2, e diâmetro primitivo de 0,095 m. As relações geométricas para as engrenagens menores e maiores são respectivamente r1 = 0,010 m e r2 = 0,020 m e o coeficiente elástico (-Cp) igual a 150.000 Pa1/2.

Pela análise de desgaste dos dentes de engrenagens através da relação Lewis que utiliza a equação ,

onde σc é a tensão superficial de compressão (falha por desgaste superficial), F a face , r1 e r2 são respectivamente as relações geométricas para engrenagem menor e maior, -Cp o coeficiente elástico, Kv o fatore de velocidade, Wt a força tangencial, são feitas as seguintes afirmações:

I. Além do resultado da equação de Lewis para análise do desgaste é necessário conhecer a resistência a fadiga do material para afirmar se o projeto apresentado está adequado ou não quanto ao desgaste.

II. O valor do desgaste dos dentes das engrenagens para o projeto de transmissão apresentado, quando calculado pela relação de Lewis resulta em σc = -841 kPa.

III. Apenas as analogias desenvolvidas por Lewis podem ser aplicadas para se verificar um projeto de engrenagens.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:

3) Uma engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais está sendo projeta e sabe-se que será de aço 1020 com Grau 1, confiabilidade de 0,999, tensão admissível de contato de 180.000 psi e tensão admissível de flexão de 21400 psi, ângulo de pressão de 22°, KB=KS=KO=KT=KR=1, carga tangencial de 145 lbf, Cf e CH valendo 1, Km = 1,8, Kv ­= 1,18, I = 0,14, J = 0,41, F = 0,96 in, dp = 2 in, YN = 0,8 e Pd = 8 in.

Em relação a engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais, o valor do fator de segurança SF é da ordem de
Escolha uma:

4) Um fator que deve ser levado em conta no dimensionamento dos dentes de engrenagens cilíndricas de dentes retos é a durabilidade superficial, que também pode ser considerada como a resistência ao desgaste dos dentes da engrenagem. A durabilidade superficial dos dentes da engrenagem pode ser definida pela equação deduzida da teoria de Herts:
, sendo o fator Cp o coeficiente elástico.

Assinale a alternativa correta para a explicação do fator Cp ser negativo.
Escolha uma;

v
5) No projeto de engrenagens cilíndricas, uma série de fatores devem ser calculados/determinados a fim de que se possa verificar se as engrenagens apresentarão resistência suficiente para suportarem as cargas as quais estarão sujeitas durante a transmissão de movimento para o qual foram projetadas.

Em relação aos fatores a serem considerados em projetos de engrenagens cilíndricas, são feitas as seguintes afirmações:

I. A análise do fator de espessura da borda (KB) é recomendada para verificar se a espessura da borda é pequena o suficiente para proporcionar a resistência necessária à extremidade livre dos dentes da engrenagem.

II. O fator de segurança SF é determinado a fim de verificar possível falha por fadiga que pode ser causada pela flexão.

III. O fator de segurança SH é determinado a fim de verificar possível falha devido ao desgaste.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:


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